sábado, 17 de abril de 2010

Em busca de Deus


"E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração."(Jr 29.13)

Desde o início, Deus desejou se manifestar ao homem. Na criação, na redenção, Ele sempre quis se relacionar com o homem e mostrar a grandeza do Seu amor. A Bíblia diz que Deus se manifestou a nós por Seu Filho, Jesus (Joao 1.14), e que pudemos ver a Sua glória.

Há no homem a necessidade de ver a glória de Deus, de conhecer a Deus. De Deus viemos, por Ele fomos criados (Gn 1.27), e temos em nós a Sua essencia, pois que soprou do Seu Espirito em nós. Mas a Bíblia também menciona que o homem pecou, e por ter pecado foi destituido da glória de Deus (Rm 3.23). Queridos, Deus é vida, e se estamos destituidos dEle, nos resta morrer;o salário do pecado é a morte (Rm 6.23a).

E tendo Deus visto que o homem estava perdido, todos pecando, andando em seus proprios caminhos, buscando seus proprios interesses (Rm 3.11, Is 53.6), Ele criou uma forma na qual o homem pudesse ainda assim se relacionar com Ele. Por meio de sacrificios, o homem momentaneamente podia voltar a se relacionar com Deus, expiando os seus pecados por meio de sacrificio de animais, demonstrando o seu arrependimento.

Mas com o passar do tempo, Deus, que já sabia de tais coisas, decretou uma nova aliança, uma aliança perfeita e eterna, a qual ninguém poderá acabar. Esta aliança está firmada em Jesus Cristo. A Bíblia ensina que podemos nos chegar a Deus através de Jesus Cristo, pois Ele é o mediador dessa nova aliança (1Tm 2.5).

Outro ponto interessante, é que a iniciativa da reconciliação partiu de Deus. É Ele quem não desistiu de nós, mesmo quando andamos desgarrados (Is 53.6) e 'O abandonamos' (Rm 3.11). Deus, além de querer sempre que o homem o conheça, ainda é 'o maior interessado nisso', mesmo sendo nosso o beneficio maior.

Ele quer restaurar a condição de Filhos de todos nós, em Jesus Cristo, e é Ele mesmo que gera em nós este desejo de buscá-Lo. Jesus disse: ninguém vem a mim, se o Pai não o enviar (Joao 6.44). Deus opera em nós o querer buscá-Lo, e quando aceitamos isso de uma forma positiva, ele também opera em nós o efetuar (Fp 2.13).

Em toda a Bíblia, se observarmos, Deus mostrar Seu desejo em que o homem O conheça. Mas para isso é necessário nos relacionarmos com Ele, e isso envolve santidade e busca intensa (1Cr 16.11). Ele não quer que busquemos Suas dádivas, Suas mãos, mas que O conheçamos, buscando a Sua face, como Moises quis ver a Sua face e Davi assim também quis (Sl 27.8). O texto citado no início expressa que é necessário buscar 'de todo o coração' e em Dt 4.29 o texto também deixa claro isso.

Buscar de todo coração, de toda alma, em outras palavras, quer dizer que devemos buscar acima de tudo e todos. Mais do que o ar que respiramos, do que o alimento, devemos buscar a Deus, e se assim o buscarmos, de todo coração e de toda alma, O acharemos. Se buscamos a Deus, buscamos vida, e se O achamos, a vida está em nós. Vieremos eternamente se conhecermos a Deus, pois nisso consiste a vida eterna (Joao 17.3).

Amados, finalizo exortando-vos, assim como se encontra a exortação no livro de Oseias: 'Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor; como a alva, a sua vinda é certa;...' (Os 6.3)

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright 2008 All Rights Reserved Revolution Two Church theme by Brian Gardner Converted into Blogger Template by Bloganol dot com